• Daniel Galvão

História da Hipnose - Capítulo 2/7 RELIGIÃO E HIPNOSE

Atualizado: 18 de Nov de 2019

Nesse capítulo você compreenderá a relação Hipnose e Religião. Isso ampliará sua consciência sobre como a humanidade convive com esse fenômeno da mente.

Hipnose e Religião

A religião está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e como a hipnose é um fenômeno da mente, a religião exerce o efeito hipnótico. O ser humano sempre foi tentado a atrelar ao divino tudo que não consegue explicar cientificamente ou, pelo menos, racionalmente. Isso vem acontecendo desde a época das cavernas quando se batia tambores para chover e até hoje há quem acredite que fenômenos de ordem planetária tem haver com forças místicas ou espirituais do bem ou do mal.


Como você leu no artigo anterior (Capítulo 1 - A História da Hipnose) ficou muito claro que a intenção sobre o fenômeno hipnótico era atrelado ao conjunto de crenças que se estabelecia dentro de um templo, a fim de gerarem uma convicção tão grande nas pessoas que dentro delas ocorriam mudanças de ordem biológica e isso era atrelado a uma manifestação divina.


Nessa época, e antes dela, havia algumas pessoas que se destacavam por terem o seu pensamento científico e se anteciparam antes do seu tempo. Entre muitos está Hipocrátes, considerado pai da medicina, que tinha um ponto de vista firme sobre a percepção que muitos tinham de não saber separar o religioso das manifestações de doenças sobre corpo, escreveu o Tratado Da Doença Sagrada manifestando sua verdade sobre enfermidades que eram transmissíveis e outras não, mas até então acreditavam-se que era como o caso da histeria.


Os primeiros homens a sacralizarem esta enfermidade parecem-me ser os mesmos que agora são magos, purificadores, charlatães e impostores, todos os que se mostram muito pios e plenos de saber. Esses certamente, excusando-se, usam o divino para proteger-se da incapacidade de fazer valer o que ministram, e, para que não se tornem evidentes sabedores de nada, declaram essa afecção sagrada. Alegando motivos convenientes, eles aplicam um tratamento para a segurança deles próprios, ministram purificações e encantamentos, e prescrevem que se afastem de banhos e de vários alimentos inapropriados para homens doentes."

Ou seja, não é de hoje que muitos afirmam que "deus" está por detrás das doenças e somente um outro ser humano (líder religioso) pode intervir para a cura, e caso não funcione é porque a divindade precisa de mais "coisas" para manifestar a cura.


E o quê isso tem haver com hipnose?


Se compreendermos o que Hipócrates (um homem a frente de seu tempo dizia) na afirmação abaixo, podemos entender que a cura e doença se estabelece em nossa mente por meio de uma crença tão forte que será capaz de permear o corpo.

“O homem deve saber que nenhum outro lugar, mas apenas do encéfalo (cérebro), vem a alegria, o prazer, o riso e a diversão, o pesar e o luto, o desalento e a lamentação. E por meio dele de maneira especial, nós adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos e ouvimos, sabemos o que é justo e injusto, o que é bom e o que é ruim, o que é doce e o que é insípido... E pelo mesmo órgão nos tornamos loucos e delirantes, e medos e terrores nos assombram... Todas essas coisas temos de suportar quando o encéfalo não está sadio... Nesse sentido, opino que é o encéfalo quem exerce o maior poder no homem”.

Diversas pessoas que atendo (veja os depoimento aqui no site) tem por detrás de sua fala de mudança e conquista (ou quem sabe de cura de sua "doença"), a aceitação de uma nova crença.


O fato de você conversar com uma outra pessoa e aceitar uma sugestão dela sobre o sentido de sua melhoria, pode acontecer na faculdade, no trabalho e em qualquer outro lugar, ou o que vai depender é você estar aberto a uma nova sugestão e ela poder ir ao subconsciente. Como toda religião tem um líder, chefe, xamã, guru, etc, esse sujeito torna-se uma "autoridade", a pessoa entra em "submissão" ao que é dito, e logo a sugestão vai ao subconsciente permeando todo sistema hipocondríaco e neurologicamente iniciando uma química cerebral capaz de fazer o corpo entrar em um processo homeostase ou equilíbrio, ou cura.


É exatamente isso que acontece na HIPNOTERAPIA. O que faço como Hipnoterapeuta é utilizar um recurso que é da mente, que é a Hipnose (estado de foco e atenção em fluxo) e promover tecnicamente todos os recursos necessários para o corpo interagir com o que já está nele (precisamente na extremidade do axônio guardados nas vesículas), e assim poder liberar as substâncias necessárias ao organismos. Entende agora porque Hipócrates esta além de seu tempo?


Entenda agora a relação da Religião com a Hipnose



Quando Hipócrates dizia: "apenas do encéfalo, vem [...] o pesar e o luto, o desalento e a lamentação [...] e pelo mesmo órgão nos tornamos loucos e delirantes, e medos e terrores nos assombram", estava dizendo que é a mente que cria os problemas e não um "deus" que queira se vingar dos homens. Porém, como não havia "explicação" para as pestes da época, era mais fácil atrelar isso ao divino para "sacralizar" (tornar sagrado) o processo de cura.


Você pode compreender melhor a cura que a mente é capaz de gerar ao ler e analisar o que Hipócrates diz: “O homem deve saber que nenhum outro lugar, mas apenas do encéfalo (cérebro), vem a alegria, o prazer, o riso e a diversão [...]. E por meio dele de maneira especial, nós adquirimos sabedoria e conhecimento, enxergamos e ouvimos, sabemos o que é justo e injusto, o que é bom e o que é ruim, o que é doce e o que é insípido... [...] Todas essas coisas temos de suportar quando o encéfalo não está sadio... Nesse sentido, opino que é o encéfalo quem exerce o maior poder no homem”.


Em outras palavras Hipócrates estava dizendo: a mente que é capaz de criar os problemas, é também capaz de criar as soluções.


Mas Daniel, como explica os milagres ?


Albert Einstein dizia:


Há duas formas de viver a vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que TODAS as coisas são um milagre.

Pense no que deseja acreditar... e viva a vida.


Como funciona a Hipnose Neural ?


Todo o processo Hipnoterapêutico que aplico é de base científica integrada as descobertas mais avanças da neurologia, por isso meus pacientes não sofrem nenhum tipo de constrangimento por terem religião A ou B, pois fica muito claro para eles que a Hipnose Neural irá fazer uma criação mental, fazendo-o acessar recursos que já estão dentro deles, porém estavam dependentes de alguém para disparar um sentido de cura, equilíbrio e energia para alcançarem o que tanto desejam, e após as sessões (muitas vezes apenas uma sessão) eles tem autonomia para escrever uma nova vida.

Se o ser humano compreender que a Hipnose é um estado da mente, ficará mais fácil compreender que a religião é apenas um contexto específico dos fenômenos hipnóticos.


Continue lendo aqui no blog a "História da Hipnose" e então ficará mais fácil perceber que a Hipnose é também um fenômeno social e como tal, entidades religiosas cristãs, judaicas, afros, europeias, asiáticas, orientais ou ocidentais usaram (e usam), propositalmente ou não, a hipnose como uma forma de promover emoções positivas concernentes às manifestações de suas crenças religiosas.


Para quem deseja ser atendido tenha certeza que terá um tratamento que não diminuirá a sua fé, nem lhe deixará cético. O tratamento de Hipnose Neural visa tão somente alcançar o estado de equilíbrio e cura que a pessoa deseja ter e não consegue.


Se você deseja ser atendido clique aqui

Para aqueles que desejam ser meus alunos, todos terão oportunidade de aprender como a Hipnose acontece biologicamente e como tudo se processa neurologicamente com seus futuros clientes.


Se você deseja participar da próxima turma de Formação Clínica em Hipnose Neural clique aqui

Espero ter te ajudado, compartilhe esse artigo com seus amigos que ainda misturam religião com Hipnose e dê a eles uma oportunidade de terem mais conhecimento.


Deixe seus comentários abaixo e sempre avante!




Daniel Galvão

Hipnoterapeuta Neural

Hipnólogo e Hipnotista

Analista Comportamental Master Coach Pleno

Practitioner PNL


=================================

Instituto Sempre Avante de Desenvolvimento Humano apoia o estudo científico da hipnose buscando o equilíbrio humano por meio da NMG - Nova Medicina Germânica e outras ciências comportamentais.

48 visualizações

      CLÍNICAS    
Salvador
Vitória da Conquista
Curitiba
São Paulo

® 2020 por HipnoseNeural